Perguntas frequentes

Por que devo contratar este tipo de serviço, se faço seguro de riscos da minha obra?

O seguro é uma forma de garantir possíveis perdas financeiras, caso ocorra algum sinistro. Ao contratar o serviço da Gestão de Vizinhança, na maioria das vezes, o cliente está evitando que estes problemas ocorram, com grande benefício para sua imagem. Além disso, as franquias praticadas pelas seguradoras são bastante altas e muitas vezes não dão cobertura para imóveis muito antigos e/ou em mau estado de conservação.


A Gestão de Vizinhança pode atuar na mediação em caso de danos a imóveis vizinhos, provenientes ou não, das obras em execução?

Sim. A Gestão de Vizinhança por participar desde o início do processo e conhecer a situação, pode ser o elemento de mediação para a solução deste tipo de situação.


É verdade que a maioria dos vizinhos só está interessada em tirar proveito da obra em execução?

Não. Pela nossa experiência, as obras causam, pelo menos, transtorno aos vizinhos. Este trabalho impede que algumas pessoas, eventualmente, possam tentar aproveitar-se da situação ou que eles evoluam para a mídia.


Qual o momento correto de contratar os serviços da Gestão de Vizinhança?

Em grandes empreendimentos, os serviços da Gestão de Vizinhança devem ser contratados na fase de Planejamento e Projeto do empreendimento. Nos demais casos, a contratação pode ser feita de 30 a 60 dias antes do início da obra.


Por que é importante a criação de canais de comunicação entre as obras e os vizinhos?

Estes canais são importantes porque, em caso de conflito, permitem a concretização de acordos entre as partes antes que eles evoluam para situações mais complexas, que podem trazer muitos prejuízos financeiros e de imagem para a construtora.


Qual a vantagem deste trabalho sobre o laudo de vistoria comum?

As vantagens são muitas. Mas podemos dizer que as principais são a qualidade dos laudos e a criação dos canais de comunicação entre a construtora e a vizinhança. 


Quais as vantagens da mediação em relação ao processo judicial usual?

Acordos obtidos por meio de processos de mediação são sempre mais rápidos, simples e de custo muito menor àqueles obtidos por via judicial.


A construtora está levando progresso para o bairro. Por que as pessoas reclamam?

Ter uma obra como vizinho não é agradável. Movimentação de caminhões, barulho, quebra da rotina da região são fatores bastante desagradáveis para as pessoas. Como disse um incorporador, “barulho bonito de obra, só o da nossa”.


Não é prejudicial à construtora expor-se em uma relação de proximidade com a vizinhança?

Ao contrário. A proximidade é muito positiva. Com o Código de Defesa do Consumidor, as pessoas estão cada vez mais exigentes e reclamam mais. É importante que as construtoras estejam preparadas para agir antes que estas reclamações ganhem maior complexidade e passem a acarretar prejuízos. Tanto de imagem como financeiros.